Câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, o câncer de estômago é responsável por aproximadamente 95% dos casos de tumor na região, atingindo, em sua maioria, homens de 60 a 70 anos. Além disso, no Brasil, é o terceiro câncer mais comum na população masculina e o quinto na feminina.
Não há sintomas específicos, mas alguns sinais podem indicar a doença. Perda de peso, de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal podem aparecer logo no início. Em primeiro lugar, em casos de suspeita e sintomas procure o médico.
Portanto, quanto antes realizar o diagnostico, melhores as chances de tratar a doença e possibilitar bons resultados.
Hábitos prejudiciais são os principais fatores de risco: excesso de peso e obesidade, consumo de álcool, muito de sal na comida, tabagismo, doenças pré-existentes, parentes de primeiro grau que possuem a doença, dentre outros.
Desta forma, a prevenção está ligada a cuidados com a saúde, como exercícios físicos regulares para manter o peso dentro dos limites, alimentação saudável e redução do sal. É importante, também, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar.
Preste atenção ao seu corpo e procure especialistas. A Clínica Prognóstica conta com um corpo clínico capacitado em acolher, cuidar e oferecer o melhor atendimento a quem mais precisa.