O câncer de pele é o tumor que mais atinge as pessoas no Brasil e no mundo, causado, principalmente, pela exposição excessiva ao sol. A doença se dá por meio da multiplicação descontrolada das células, podendo ser classificada em:
– câncer de pele melanoma:Origina-se nas células que produzem melanina, substância que determina a cor da pele, mais frequente em adultos brancos. Considerado o tipo mais grave devido à sua alta possibilidade de provocar
metástase, pode aparecer em qualquer lugar do corpo. Câncer representa 3% das neoplasias malignas da região.
Em pessoas negras, é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos.
– câncer de pele não melanoma: é o mais frequente no país, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Possui tumores de diferentes tipos, mas apresentam alta chance de cura quando diagnosticados e tratados no início.
É importante destacar que todo mundo pode desenvolver a doença, mas os fatores de risco incluem pessoas com pele muito clara, albinas e com vitiligo. Aqueles que trabalham constantemente em exposição aos raios solares, como vendedores de praia, e fazem tratamento com câmara de bronzeamento artificial, também estão na lista.
Mas afinal, como identificar o câncer de pele?
Os principais sintomas são manchas
pruriginosas, que coçam, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; feridas que não cicatrizam em quatro semanas.
Tipo de câncer que ocorre mais frequentemente nas áreas mais atingidas pelo sol, como rosto, pescoço e orelhas. É necessário procurar um dermatologista no momento em que se identificar com algum desses sintomas. Assim é possível iniciar o tratamento o quanto antes para gerar melhores resultados.
Como prevenir
A melhor maneira de prevenir o câncer de pele e evitar se expor muito aos raios solares, principalmente nos horários em que são mais intensos, entre 10h e 16h. É importante usar protetor solar regularmente e da forma correta, bem como óculos com proteção UV, roupas e acessórios que cubram o corpo.
A maneira mais eficaz de evitar esse tipo de câncer é se
prevenindo, adotando cuidados diários e respeitando a sua pele.