Ao longo do tratamento de câncer, a quimioterapia e radioterapia podem ocasionar sintomas que, se não tratados, prejudicam a saúde bucal. Portanto, a higiene da região deve ser rigorosa para manter o bem-estar do paciente e o funcionamento das terapias. Mesmo que cada pessoa tenha uma reação diferente ao medicamento, alguns efeitos colaterais são mais comuns, como sensibilidade nos dentes, na gengiva e mucosa, perda de paladar, surgimento de feridas, infecções por fungos, cáries e boca seca. Contudo, é possível prevenir e controlar esses problemas com a manutenção redobrada da higiene bucal e acompanhamento odontológico antes, durante e após o tratamento. Primeiramente, visitar o dentista frequentemente e adotar práticas em casa são essenciais para manter os cuidados em dia: – Passe fio dental, escove cuidadosamente os dentes, a gengiva e língua após as refeições. É indicado escovas com cerdas macias e creme dental com flúor; – Quem usa dentaduras é necessário limpar diariamente, com auxílio de uma escova de dente. Se possível, diminua o tempo de uso. Quando não estiver sendo utilizada, mantenha a dentadura seca ou submersa em água misturada a uma colher de café de água sanitária; – Mantenha a boca úmida. Além de beber muita, mascar chicletes sem açúcar e utilizar saliva artificial; – Evite enxaguantes bucais com álcool e palito de dente; – Não consuma bebidas alcoólicas ou produtos derivados do tabaco; – Consulte um dentista regularmente. E lembre-se: a boca é a porta de entrada para muitas bactérias. Como o sistema imunológico do paciente oncológico é frágil, é importante manter a saúde bucal para evitar essas e outras complicações.