Do diagnóstico ao tratamento para mieloma múltiplo

Considerado o segundo tipo de câncer que mais afeta a medula óssea, primeiro é o Linfoma não Hodgkin, o Mieloma Múltiplo trata-se da anomalia de uma das células que compõem região. Chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos, essas células anormais multiplicam-se e comprometem a produção das outras. É uma doença que pode ocasionar em vários problemas aos pacientes, necessita de diagnóstico e tratamentos adequados.

Ainda não se tem pesquisas concretas sobre a causa o Mieloma Múltiplo. Desta forma, as recomendações de prevenção baseiam-se em uma vida saudável, com alimentação rica e atividades físicas regulares. Deixar de lado o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo também influencia.

Por se tratar de um tumor que afeta, em sua maioria, pessoas acima de 65 anos, é importante se atentar aos sinais do organismo nessa idade.

Sintomas e diagnóstico do Mieloma Múltiplo

As principais queixas dos pacientes são dor óssea e anemia, isso porque que afeta diretamente a medula óssea, fábrica de sangue do corpo. Com ela comprometida, todo o organismo sofre consequências. Fraturas, fadiga, cansaço, infecções e redução de urina também compõem o quadro de sintomas.

O diagnóstico dessa doença nem sempre é tão simples, isso porque suas manifestações estão muito relacionadas com outras doenças. Portanto, é comum a procura por outras especialidades médicas, como ortopedista, devido aos sinais preliminares.

Para a descoberta e acompanhamento do mieloma, exames de sangue de urina são prescritos. Punção de medula, biópsia e exames por imagem também fazem parte da lista.

Possíveis tratamentos

Atualmente o Mieloma Múltiplo não contém cura, mas os tratamentos proporcionam qualidade de vida por muitos anos. Entre as terapêuticas existentes, destacam-se a quimioterapia e transplante de medula. Portanto, é uma doença tratável.

Cada prescrição varia de acordo com o caso, por isso é necessário consultar médicos capacitados para oferecer o melhor procedimento a cada um. É o que explica a Dra. Soraia Romanini, hematologista. Confira o vídeo completo sobre Mieloma Múltiplo:

A Clínica Prognóstica possui profissionais capacitados e ambiente humanizado para trazer mais conforto e suporte necessário no momento em que você mais precisa. Entre em contato para tirar dúvidas e tenha qualidade de atendimento.