Mitos e verdades sobre a radioterapia
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer
A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes e serve para destruir, ou impedir, que as células do tumor aumentem. É um procedimento que pode ser usado em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos. Portanto veja a seguir mitos e verdades sobre a radioterapia.

1 – Existem vários tipos de radiação utilizadas para tratamento.

VERDADE. A radioterapia é um tratamento auxiliar no combate ao câncer. Por meio de radiação ionizante, as células cancerígenas são removidas do corpo do paciente. Existem vários tipos de radiação, mas as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raio-X ou Raios Gama) e os elétrons.

2 – A radioterapia é obrigatória ao ser diagnosticado(a) com câncer.

MITO. Esta terapia é muito comum durante o tratamento de câncer, mas não é necessária em todos os casos. Depende muito de cada situação e prescrição médica.

 4 – A radioterapia demanda uma equipe multidisciplinar.

VERDADE. Primeiramente é um tratamento que precisa de equipamentos específicos e de uma equipe profissional especializada. Oncologista, enfermeiros e radiologista, por exemplo.

5 – Não é indicado fumar nem ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.

VERDADE. Porque consumir esses produtos pode interferir negativamente no tratamento e recuperação dos efeitos colaterais.

6 – A radioterapia cumpre as funções da quimioterapia.

MITO. Normalmente a radioterapia entra no tratamento de câncer como auxiliar em conjunto com a quimioterapia e não como sua substituta. Portanto agora que você sabe o básico sobre esta terapia, entre em contato com a equipe da Clínica Prognóstica para tirar dúvidas, nós estamos aqui para te acolher e proporcionar o melhor tratamento adequado ao seu caso. Conte com profissionais capacitados para cuidar da sua saúde.