As fases mais importantes do tratamento de câncer
As fases mais importantes do tratamento de câncer

Entender os procedimentos colabora para um tratamento mais tranquilo.

Quando um paciente é diagnosticado com câncer, é comum que ele passe por vários exames, análises e procedimentos. Mesmo que existam variáveis de tratamentos e indicações a cada tipo de caso, é importante destacar as fases mais importantes para o tratamento de câncer. Momentos definitivos que dão as informações necessárias para uma trajetória adequada.

Que tal entendermos o que acontece desde o diagnóstico até o fim do procedimento?

Opções para tratar o câncer

Existem três que são os mais realizados: quimioterapia, radioterapia e cirurgia oncológica. Para além deles, existem a hormonioterapia, terapia alvo, imunoterapia, dentre outros. O médico, juntamente com a equipe multidisciplinar, é responsável por analisar o caso do paciente e determinar qual terapia é a mais indicada.

Quais as fases do tratamento oncológico?

O processo pode ser dividido em várias categorias. Veja a seguir:

1 – Diagnóstico: momento em que os médicos descobrem sobre o tumor e detalhes do mesmo, como o tipo, estágio, disseminação, etc.

2 – Consulta Médica: fase em que o oncologista conhecerá mais sobre o paciente e a doença.

3 – Planejamento do tratamento: após entender as especificações, o profissional de saúde prescreve o tratamento mais indicado para aquele determinado caso.

4 – Densitometria: aplica-se somente à radioterapia. É feito um estudo através da Tomografia Computadorizada para ver a delimitação do tumor. Logo após, é realizada a simulação desse tratamento.

5 – Aplicação: quando o tratamento é, de fato, iniciado e efetivado ao paciente.

6 – Pós-tratamento: ao final do processo, os resultados são analisados. Se forem positivos, o paciente é liberado. Caso contrário, o tratamento pode prosseguir.

O Dr. Amauri de Oliveira, oncologista da Clínica Prognóstica, explica com detalhes o processo.

A Clínica Prognóstica está com você na luta pelo o seu bem-estar. Conheça o nosso corpo clínico e surpreenda-se com o atendimento.